(11) 2967-3984 | (11) 2636-7480 | (11) 2639-4686 vendas@sptubos.com.br

No Brasil a maior porcentagem de rede de cabeamento elétrico e telefônico é aéreo. Por ser uma opção mais econômica, no entanto, exige maior necessidade de manutenção, o que aumenta os custos. Já o cabeamento subterrâneo é uma tendência mundial! Países de primeiro mundo e grandes metrópoles do Brasil já estão adotando esse modelo.

Cabeamento subterrâneo ou aéreo?

Muitos engenheiros, arquitetos e urbanistas debatem qual a melhor opção para solucionar diversos problemas com o cabeamento, cada sistema tem suas características.

Em debates sobre qual modelo seria mais benéfico, a instalação subterrânea saiu à frente pelos benefícios que traz em diversos âmbitos. Com isso, se iniciou uma grande movimentação para adaptar o cabeamento à instalação subterrânea.

Para você ficar por dentro do assunto, vamos falar mais sobre as vantagens de utilizar cabos elétricos subterrâneos.

O conteúdo está imperdível, confira! ☺

Cabeamento subterrâneo e os fenômenos meteorológicos

O cabeamento aéreo tem maiores riscos de sofrer rompimentos por conta de ventos fortes, chuvas, desgastes do tempo, quedas de árvores, caminhões e vandalismo, além de causar uma grande poluição visual.

Já o cabeamento subterrâneo é feito através de valas onde são instalados dutos corrugados que protegem os cabos elétricos e de telecomunicações.

Cabeamento subterrâneo é sinônimo de economia!

A aplicação subterrânea é muito mais eficaz que a aérea. O cabeamento subterrâneo minimiza os riscos de rompimentos acidentais, reduz chances de conexões clandestinas, elimina a poluição visual e possui um índice de manutenção muito baixo o que reduz os custos.

O investimento que compensa

 Outro aspecto importante relacionado à eficiência do cabo subterrâneo está na transmissão de energia. Os subterrâneos são capazes de transmitir mais energia em um mesmo cabo, isto porque podem ter diâmetros muito maiores do que os aéreos, que possuem um limite de peso para não derrubar o poste.

A longevidade é outro ponto positivo nos cabos subterrâneos, que duram, em média, 25 anos.

A estabilidade da transmissão de energia é outra importante característica dos cabos subterrâneos. Manter a estabilidade na transmissão é um ponto crucial, principalmente para locais como hospitais, que dependem de geradores, caso ocorra a falta de energia. Outras empresas como as alimentícias podem ter grandes prejuízos com a instabilidade no sistema elétrico. Por isso o investimento no cabeamento subterrâneo tem se tornado uma grande tendência.

A capital paulista, por exemplo, conta com uma lei de 2005 que exige que as redes elétrica, de telefonia e de TV cabo, entre outras, sejam subterrâneas. No entanto, ainda falta muito para que o que está previsto na legislação se torne realidade.

SP TUBOS é a melhor solução para sua infraestrutura! 

Você conhece a SP Tubos? Fundada em 2003, temos como objetivo oferecer ao mercado soluções para obras de infraestrutura.

Fornecemos dutos corrugados em PEAD, Tubos para Drenagem, Geotêxtil e acessórios, além disso, desenvolvemos produtos de alta qualidade, atendendo todas as Normas e Certificados exigidos pela ABNT, inclusive a NBR 15715 e NBR 15073.

Nossos principais segmentos de atuação são:

  • Telefonia;
  • Mineração;
  • Elétrica;
  • Drenagem;
  • Entre outros.

Não perca tempo, melhore a infraestrutura do seu patrimônio com a SP Tubos! Caso tenha alguma dúvida sobre as vantagens do cabeamento subterrâneo, entre em contato com a nossa equipe!

Curtiu o conteúdo? Então continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a conteúdos exclusivos! E se tiver alguma sugestão de tema para os próximos, deixe um comentário abaixo!